Como buscar a excelência no trabalho
Muitas pesquisas científicas estão em andamento para provar que certas capacidades não são genéticas e sim a predisposição em exercitá-las. Quer desenvolver a excelência no seu trabalho? Basta treiná-la!
Numerosos pesquisadores acreditam que 10.000 horas de prática seja o mínimo necessário para atingir expertise em qualquer domínio complexo. Então comece já! Veja as dicas de Tony Schwartz , presidente e CEO do The Energy Project:
- Busque o que você ama. Paixão é um fator motivador incrível. Ele alimenta o foco, resiliência e perseverança.
- Faça o mais duro primeiro. Nós todos nos movemos instintivamente para o prazer e pra longe da dor. A maioria dos grandes performers atrasam a gratificação e praticam o trabalho duro nas manhãs, antes de fazer qualquer coisa. Este é o momento em que a maioria de nós temos mais energia e menos distrações.
- Procure feedback de experts em doses intermitentes. Quanto mais simples e mais preciso feedback, melhor você estará equipado para fazer ajustes. Muito feedback e de forma continua pode criar uma saturação cognitiva, aumentar a ansiedade e interferir no aprendizado.
- Dê um tempo, regularmente. Relaxar depois de um esforço intenso traz a revitalização e contribui para metabolizar e incorporar aprendizados. É também durante o descanso que o lado direito do cérebro fica mais dominante, o que pode gerar insights importantes.
- Ritualize a prática. Vontade e disciplina é raro. A melhor forma de se assegurar que você irá realizar tarefas difíceis é ritualizá-las – construa momentos específicos, invioláveis, nos quais você pratica, para que então durante esse tempo você não tenha mais que dispender energia pensando nisso.
Editado do Jornal do Empreendedor