Como fazer uma boa apresentação?
Geralmente você tem apenas 40 minutos para expor sua ideia ou projeto e, além de ter clareza é preciso cativar o público e fazê-lo um poderoso aliado seu. Tem alguma técnica, mágica ou ciência nisso? Tem. E não é coisa de outro mundo, veja as dicas do site Destino Negócio:
Crie um diálogo, e não uma apresentação: em artigo publicado na página da Harvard Business Review, o escritor e empreendedor John Coleman defende a tese de que, para ser assertivo na apresentação, é preciso estabelecer um diálogo com o público. Reconstrua o raciocínio de sua ideia junto com o seu público “para que realmente ele possa entender, acreditar e estar disposto a trabalhar por isso”, escreve o autor.
Use os recursos tecnológicos: muito mais como apoio da fala do que um guia. Use vídeos curtos para exemplificar suas ideias. O Powerpoint ainda é o programa mais popular, mas não deixe de analisar opções como o Google Apresentações e o Prezi.
Seja breve e objetivo: quanto menos prolixo e mais direto você for, maiores as chances de realizar uma apresentação bem-sucedida. Poluir os slides com parágrafos inteiros, por exemplo, não pega bem – prefira um design clean e simplificado.
Faça uma apresentação visualmente bonita: ela pode ajudar a transmitir a mensagem, desde que seja utilizada com inteligência.
Treine, treine, treine a apresentação quantas vezes forem necessárias para que você se sinta seguro e confiante. Não esqueça de testar o funcionamento dos recursos antes da hora H.