Equipe remota: funciona de verdade?
Ainda está em dúvida sobre montar uma equipe remota, cortar custos, e reorganizar sua empresa para que ela fique enxuta e eficiente?
Saiba que a Automattic, a companhia responsável pela plataforma WordPress, a mais utilizada atualmente para montar blogs e mesmo sites, anunciou recentemente que fechou seu escritório no Vale do Silício.
Motivo? Mesmo valendo mais de US$ 1 bilhão, a empresa já há algum tempo não tinha um quórum de funcionários presentes no escritório. Apenas 30 dos 550 funcionários, apareciam de vez em quando, até mesmo porque, o restante já estava espalhado por mais de 50 países diferentes.
Esta empresa oferece a liberdade para que seus funcionários trabalhem de casa, e quem preferir ganha uma ajuda de custo caso queria trabalhar de um coworking na sua cidade.
Mas como fazer isso dar certo?
Baseados nos melhores artigos sobre o tema que pesquisamos na internet, veja quais os pontos fundamentais para fazer uma equipe remota ser afinadinha com o seu negócio:
1. Rotina de trabalho: é importante definir metas diárias, semanais e mensais. Horários para trabalho solo e com equipe para garantir um rendimento de acordo com a agenda dos colegas e colaboradores.
2. Use os canais de comunicação: quanto mais remota e dispersa é a equipe mais importante é definir um canal de comunicação oficial para o diálogo acontecer sem ruídos e desencontros de informações. Que seja um grupo de Whatsapp, inbox do Facebook, ou Skype. Escolha apenas um desses para ser a mola mestra da comunicação da sua equipe.
3. Estabeleça tarefas e feedbacks: pense em todas as etapas do processo e anote tudo. Encontre uma ferramenta como uma tabela no Excel ou um programa voltado para organização de projetos. Todos devem poder visualizar o andamento dos trabalhos para saberem qual é o próximo plano a ser colocado em prática. Toda vez que alguém finalizar uma tarefa, precisa avisar os colegas, e deixar registrado quais pontos eles devem ficar atentos.
4. Faça reuniões periódicas: se todos os profissionais trabalharem na mesma cidade, uma reunião semanal ou a cada duas semanas aproxima e sana dúvidas. Nada impede que agregue os profissionais que estejam longe geograficamente por teleconferência nessa mesma reunião. Conversas por áudio ou vídeo podem gerar novas ideias e insights que a rotina solitária do profissional não proporciona. Se alguém não falou por um tempo é bom perguntar o que está pensando. Manter todos envolvidos é a chave para uma reunião produtiva.
5. Faça tutoriais e vídeos explicativos: registre as rotinas mais importantes. Esses registros servirão para treinar os novatos da equipe. É como se fosse um treinamento on line que possa ser reproduzido várias vezes.
O importante deve ser o trabalho em si. Aproveite a tecnologia e não se atenha apenas a contratar profissionais próximos a você. Recrute talentos pelo mundo. Você ganhará novas experiências, irá aprender com a sua equipe. E seus colaboradores agradecem a confiança e a qualidade de vida que sua empresa estará proporcionando a eles. Conclusão: os resultados chegam, de forma consequente.
Fontes: CoworkingBrasil.org, Workana, InfoQ, StartSe