Coworking

Mulheres no Coworking: combinação perfeita do novo paradigma

Por Biz Center 9 de março de 2017

613784092

Um mundo de maior abertura, colaboração, sustentabilidade, comunidade e acessibilidade. Esses são os 5 valores fundamentais do conceito de coworking, o que eles te lembram?

Uma lógica mais feminina, não? É o que diz um post recente de Emily Rose Antflick, fundadora da Shecosytem em Toronto, CA. Ela avalia que o paradigma da competição, fragmentação e liderança hierárquica não nos serve mais. Uma sociedade mais colaborativa é o único caminho para um futuro mais sustentável. “Dê-nos um movimento que valide essa maneira de ser, dê-nos uma estrutura que facilite isso – e vamos prosperar “.

E o Coworking é isso, uma mudança de paradigma das “velhas formas” de trabalho, onde valiam mais a hierarquia de valor, a exclusividade, a concorrência e rigidez.

Em pouco mais de uma década, o movimento coworking varreu o mundo, inspirando apoiar e acelerar o crescimento dos empreendedores. O número de mulheres que estão intensificando a liderar e lançar seus próprios espaços, tem crescido de forma constante a cada ano desde 2006.

MULHERES PIONEIRAS NO COWORKING

Na verdade, elas têm sido pioneiras desse movimento desde a sua criação. Tara Hunt, juntou Brad Neuberg e um punhado de entusiastas de coworking para lançar o Espaço Citizen, em 2006, em San Francisco. E, não muito tempo depois, Minna Vann lançou a Rede Hub em Vancouver. Susan Dorsch co-funda o Escritório Nomads em Seattle, em 2007, e o primeiro coworking projetado especificamente para mulheres empresárias foi lançado por Adelaide Lancaster e Amy Abrams, a In Good Company, em Manhattan, Nova Iorque.

Em 2010, mulheres em toda a Europa, Ásia e Austrália também começaram a lançar espaços. Jeannie Linden co-fundou o deKramer na Holanda que agora está em 5 locais. Na Ásia, Grace Sai introduziu o coworking em Singapura, com a abertura de Hub Singapura, em 2012. Na Austrália, Karen Bond estreou o Newport Net Coworking em Sydney, também em 2012.

O número de mulheres fundadoras e co-fundadoras continua a aumentar e, em agosto de 2016, já temos mais de 60 espaços de coworking, a nível mundial, com mulheres líderes no leme.

UM ESPAÇO PRA FLUIR LIDERANÇA

A razão desse crescimento pode estar na desconexão entre o valor social da liderança feminina e sua aplicabilidade na atualidade. Caracterizado pelo instinto, receptividade, inteligência emocional, confiança, humildade, criatividade, é um estilo reconhecido como altamente eficaz, porém não ainda totalmente abraçado pelas plataformas de negócios a ponto de validar e acelerar este tipo de líder.

Então, mulheres líderes estão criando seus próprios espaços, expressando seus estilos de liderança exclusivos e cultivando uma comunidade daqueles que compartilham sua visão. Muitas mulheres estão descobrindo que coworking, um modelo projetado para não só abraçar um estilo de liderança feminina, mas inspirado por ela, é uma possível solução para reduzir a disparidade entre os sexos.

Existe uma crença central neste movimento que afirma que somos mais fortes, mais criativos, mais saudáveis e equilibrados quando trabalhamos em colaboração uns com os outros. Os desafios do futuro exige que mulheres e homens trabalhem juntos, sonhem novas possibilidades e criem estruturas sustentáveis.

DSC_9193 (Copy)

A Biz Center foi fundada e é gerenciada também por uma mulher, Eurípedes Rossi. Em 2012,  após leituras e viagens, ela decidiu montar um espaço com perfil corporativo que pudesse atender diferentes perfis e necessidades de executivos nômades, uma tendência forte na atualidade. “Acredito que crescemos quando temos a oportunidade de somar conhecimento e trocar experiências. Nesses 5 anos de coworking, tenho visto uma busca constante de novos conhecimentos, proatividade e satisfação em alcançar os objetivos almejados. Sem dúvida nenhuma as mulheres estão conquistando maior destaque no competitivo mundo dos negócios.”

Editado e traduzido de SomaVida.Net

quero saber mais

sobre a biz center