O mercado de trabalho tá mudando, você percebeu?
Graças a tecnologia, horários, honorários, locais, e as relações de trabalho estão se modificando rapidamente. Veja as principais tendências e surfe essa nova onda!
O TRABALHO PODE SER REMOTO
Um estudo recente sobre espaços de trabalho futuros patrocinado pela Polycom, revelou que 30 milhões de pessoas trabalham em casa pelo menos uma vez por semana nos Estados Unidos e que 48% das empresas estão incentivando seus funcionários a trabalharem a partir de qualquer local ou dispositivo. A tendência para os próximos anos é que o número de trabalhadores home office cresça para 60% até 2022.
No Brasil, a prática de permitir que funcionários trabalhem remotamente cresceu em muitas empresas. Uma pesquisa da consultoria Robert Half revelou que 44% delas ampliaram essa possibilidade de trabalho remoto nos últimos três anos, ante 29% da média mundial.
O TRABALHO ESTÁ CADA VEZ MAIS FLEXÍVEL
O estudo patrocinado pela Polycom, constatou ainda que o trabalho flexível é cada vez mais esperado e exigido pelos empregados, especialmente no que se refere as gerações mais jovens. De 9 a cada 10 representantes da Geração Y, a flexibilidade no trabalho é uma prioridade, 69% deles afirmam que o trabalho flexível é vital para reduzir o estresse relacionado à atividade profissional. E ainda, indicou que 59% dos empregados brasileiros, 57% dos indianos e 38% dos norte-americanos estariam dispostos a aceitar um salário mais baixo em troca da oportunidade de telecommute.
O TRABALHO TAMBÉM É COMPARTILHADO
Não só os freelancers e startups são os principais residentes em coworkings: já temos observado espaços de coworking hospedando empresas com mais de 50 pessoas. Trata-se de um movimento que representa redução de custos, simplificação de suas operações, além de maior networking e colaboração. O momento que vivemos hoje no Brasil requer constante inovação e, para isso, nada melhor do que estar em um espaço compartilhado com diferentes tipos de empreendedores e dispostos a trocar experiências e informações.
O Coworking está em ampla expansão no Brasil, com crescimento de até 50% ao ano. Hoje, existem aproximadamente 2,5 mil espaços como esses em seis continentes e 88% deles esperam maiores receitas, segundo a Global Coworking Survey. Um levantamento da consultoria JLL mostra que já existem 7.800 espaços de coworking no mundo e, até o fim de 2018, o segmento deve reunir um milhão de profissionais.
Dois dos motivos que justificam a procura por essa alternativa de trabalho são o fato de as grandes cidades terem cada vez menos área disponível e os custos terem se elevado muito nos últimos anos, especialmente com aluguel. O crescimento do empreendedorismo é outra tendência que ajuda a reforçar o bom momento para o negócio.
Você já vive algumas dessas tendências? Conte pra gente nos comentários! 😉
Fontes: Catho, O Globo, Terra, Em.com.br