Perdeu a concentração? Conheça o Mindfulness
Muito barulho, são muitas telas, olho no notebook, olho no smartphone, olho na TV, atender o celular. Muitas contas a pagar, muitas tarefas a fazer. Sua mente se divide em atender a todos esses estímulos. Resultado: falta atenção, falta foco. O que fazer? Conheça o Mindfulness a técnica queridinha do momento, muito usada no Vale do Silício e por celebridades como Oprah Winfrey, Steve Jobs, Fernanda Lima e Diego Hypólito.
Manter a mente focada no aqui e no agora. Sem fugas no passado ou no futuro. Um meditação que não tem nada de espiritual ou mística e sim um de exercício psicológico mesmo. É o que propõe o Mindfulness, traduzido para o português como Atenção Plena.
O que a Ciência diz
Criado pelo médico americano Jon Kabat-Zinn no fim da década de 70 com base em técnicas budistas milenares, o conceito é usado até hoje, com sucesso, na clínica de redução de stress da Universidade de Massachusetts. Na Inglaterra, o professor Mark Williams, da Universidade de Oxford, desenvolveu a terapia cognitiva baseada na atenção plena, e montou o Centro de Mindfulness de Oxford.
Esse estilo de meditação realizado durante 25 minutos por dia, alivia alguns sintomas e até mesmo previne a depressão, auxilia na superação de vícios, compulsões, ansiedade e até dores crônicas, além de melhorar a qualidade de vida de quem tem câncer, diabetes e hipertensão arterial — a Sociedade Brasileira de Cardiologia já preconiza a prática no tratamento da pressão alta.
É capaz até mesmo de mudar a estrutura cerebral, segundo estudo conduzido em 2005 pela neurocientista americana Sara Lazar. Isso acontece porque o cérebro funciona como se fosse um músculo. Toda vez que ele divaga e a meditação traz a atenção de volta, ele se fortalece. Através de ressonância magnética, ficou comprovado que a técnica gera aumento de massa cinzenta em regiões ligadas à memória, ao aprendizado e ao controle das emoções primárias.
No mundo corporativo já é um sucesso
No Google, o Search Inside Yourself (SYI), em vigor desde 2007, o Mindfulness deu tão certo que, em 2013, se tornou um instituto independente dedicado a ensinar as técnicas de atenção plena a outras grandes empresas como o Huffington Post. Facebook, LinkedIn, eBay e companhias mais tradicionais como o banco Goldman Sachs, a Procter & Gamble, a General Mills, a Volkswagen e a rede Starbucks também aderiram.
Com funciona
Quando vivemos uma situação, temos uma tendência de julgar se ela é boa ou ruim. Isso faz parte da nossa sobrevivência no que diz respeito a questões práticas, como a hora certa de atravessar uma rua movimentada. Para questões psicológicas, emocionais, isso pode representar uma armadilha.
Continuar pensando em uma situação estressante mesmo após ter passado por ela, ficar remoendo o passado ou ansioso pelo futuro pode atrapalhar o dia a dia, tirar o foco do presente e deixar a pessoa menos funcional. Esse padrão de comportamento altera o estado de humor, pode gerar tristeza e levar à depressão, explica Marcelo Demarzo, médico docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness.
Pra sair do piloto automático
De modo ainda mais claro, vejamos uma situação hipotética: chegou a você uma reclamação de um cliente que alega ter recebido o produto errado em sua casa. Instantaneamente, você já pensa na burocracia que terá para destrocar os produtos, se estressa com o funcionário responsável e fica aquele clima horrível. Certo? Errado.
Aí, então, entra a técnica de mindfulness. Recapitulemos: depois da reclamação, respire fundo. Foque no agora: qual a melhor maneira de resolver esse problema? Ele já aconteceu, não há como voltar atrás, se estressar não vai resolver e só gastará sua energia e tempo. Transmita essa serenidade ao seu colaborador, e ele com certeza te responderá igualmente, será comprometido e corrigirá o problema com sabedoria.
Antes de uma reunião, por exemplo, tire dez minutos para acalmar seus pensamentos, concentrar-se no seu momento. Observe e absorva o que se passa ao seu redor e, principalmente, o que se passa dentro da sua mente. Parece até surreal, mas essas pequenas pausas durante o seu dia te levarão a um outro nível de consciência e permitirão que você tome decisões mais assertivas.
O mindfulness te desafia a sair do “piloto automático” e a tornar-se líder de si mesmo para, então, administrar sua vida, seu trabalho e seu negócio. Viva com curiosidade, aprecie e seja grato pelo agora. Transforme pequenas atividades diárias em momentos conscientes e aprenda a aceitar suas imperfeições. Abrace, assim, novas experiências!
Fontes: IBCCoaching, Uol, Veja Rio, Zero Hora, Época Negócios, Saúde Plena, Portal Administradores