Porquê você deveria estar tentando melhorar sua estratégia de planejamento 2017
Já decidiu como será sua estratégia para o ano que vem? Mediu os riscos e oportunidades direitinho? Avaliou todo o cenário sócio, político e econômico para tomar suas decisões?
Calma, que não está fácil para ninguém! 2017 é um ano que está difícil de prever até mesmo para o grandes especialistas. Mudanças de lideranças políticas e crise econômica é uma dupla desafiadora para traçar um futuro mais seguro de crescimento.
Porém é uma ótima oportunidade para repensar sua atuação profissional e a posição da sua empresa no mercado, revendo posturas e práticas para que você possa aproveitar as novas chances que surgem dentro desses novos contextos tão indefinidos. Quem é forte na adversidade, vira gigante em tempos de bonança.
Veja 4 dicas para você pensar na hora de planejar seu 2017:
1) Redução de custos: é preciso pensar essa proporção sempre em termos de custo/benefício. Não deixe de crescer por medo de perder. Uma das soluções, por exemplo, é vir para um escritório compartilhado, você paga um valor menor de aluguel e tem toda a estrutura operacional embutida nesse valor.
2) Fique de olho nas substituições do mercado: com a inflação, os clientes estão procurando preços mais acessíveis. Pense na sua precificação. Não necessariamente abaixe o valor do seu serviço, mas pense o que você pode oferecer ao seu cliente como vantagens em relação ao seu preço e promova isso. Praticidade, conforto, visibilidade? Investigue dentro do seu perfil o que você pode dar a ele junto com o seu serviço.
3) Busque a colaboração: em momentos desafiadores você precisa se cercar de bons parceiros. Pense em quem poderá te ajudar e como você poderá ajudar essa pessoa, fazendo juntos coisas práticas que resolvam problemas para os dois lados. Eventos, publicações, trocas de prestação de serviços, por exemplo. Isso amplia sua visibilidade e enriquece seu networking. Em um coworking isso acontece diariamente.
4) Seja flexível sem perder o foco: permaneça fiel às suas metas e objetivos, porém use-os como referencial de visão da realidade. Se as coisas não saíram como o esperado por alguma nova variável que surgiu, pense o que você poderá remodelar no seu planejamento para voltar ao curso do seu caminho para alcançá-lo. Trabalhe opções curingas para situações diferentes que possam acontecer.
No mais: opte pela alegria, bom humor e criatividade como pontos norteadores para seu futuro. Positividade sempre atrai bons resultados e dá aquela força extra quando precisamos 😉
Feliz Ano Novo!