Storytelling: qual é a sua?
Todo mundo tem uma história de vida, não é mesmo? Desde os primórdios as narrativas fascinam os homens, tanto a quem conta a quem ouve. Pois saiba que contar sua história é um exercício que pode inclusive clarear os caminhos futuros da sua carreira ou da sua empresa. Tem técnica, dá uma olhadinha nas dicas de Marcos Hashimoto para a Revista PEGN:
O storytelling é um caminho bastante útil para identificar uma boa oportunidade de negócio e descobrir seu senso de propósito e missão. Ao narrar sua história, você mergulha no passado e enfatiza pontos importantes da sua vida, que acabam por definir a pessoa que se tornou.
Ao preparar a sua narrativa, pense nos três componentes do storytelling: o EU, o NÓS e o chamado.
A primeira parte, o ‘eu’, serve para criar o clima da história e lhe situar na narrativa, começando sempre por algum evento importante em sua vida, seja na idade recente ou nos primórdios, como criança. Um momento marcante ou vários momentos que se repetem, criando um padrão, desejado ou indesejado, que explica a origem das suas ideias – uma dor, uma necessidade, um problema a resolver.
A segunda parte, ‘nós’, serve para criar empatia. É quando se inclui outras pessoas na história, ajudando, atrapalhando, completando. Neste momento, temos um encontro seu com as pessoas que ouvem seu relato, que se identificam em pontos da história.
A terceira parte é sempre um chamado para a ação, o momento da conexão do ‘eu’ e do ‘nós’ com uma causa, um propósito, representando uma ligação que vai despertar, na publicidade, o desejo do consumidor de ter aquele produto. Ou, no caso da empresa, é onde se atribui um significado para o projeto ou negócio que o empreendedor está montando.
Quando você consegue criar sua narrativa com esses três componentes interligados e bem amarrados, pode encontrar a fonte de inspiração de suas ideias, seu propósito, seus ideais, seus sonhos. É quando surge a energia que alimentará sua determinação e perseverança, a motivação que fortalecerá a superação das barreiras e obstáculos que surgirão em sua trajetória empreendedora.